28 outubro 2006

CENOURAS, OVOS E CAFÉ

Uma filha se queixou a seu pai que sua vida e as coisas estavam muito difíceis Estava cansada de lutar e combater.

Seu pai a levou até a cozinha. Encheu três panelas com água e as colocou em fogo alto. Logo as panelas começaram a ferver. Em uma, ele colocou cenouras; em outra colocou ovos e, na última, pó de café.

Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.

A filha deu um suspiro e esperou impacientemente. Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás. Pescou as cenouras e as colocou em uma tigela. Retirou os ovos e os colocou em outra tigela. Então, pegou o café com uma concha e o colocou também em uma tigela.

Virando-se para a filha, perguntou:

– Querida, o que está vendo?

– Cenoura, ovos e café, ela respondeu.

O pai pediu que ela experimentasse as cenouras. Ela obedeceu-lhe e notou que estavam macias. Pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela, depois de retirar a casca, verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu, ao sentir aquele aroma delicioso.

Perguntou, então, humildemente:

– O que isso significa, pai?

Ele explicou que cada um daqueles produtos havia enfrentado a mesma adversidade – água fervendo –, mas que cada um reagira de maneira diferente. A cenoura entrara forte, firme e inflexível, mas depois de ter sido submetida à água fervente, amolecera e se tornara frágil. Os ovos eram frágeis, mas depois de terem sido colocados na água fervente, seu interior se tornou mais duro. O pó de café, contudo, era incomparável. Depois de ter sido colocado na água fervente, ele havia mudado a água.

– Qual deles é você? – perguntou à filha. Você é uma cenoura, que parece forte, mas com a dor e a adversidade murcha, torna-se frágil e perde sua força, ou será que você é como o ovo, que começa com um coração maleável? Você tinha um espírito maleável, mas depois de uma dor se tornou mais difícil e dura? Sua casca parece a mesma, mas você está amarga e obstinada, com o coração e o espírito inflexíveis? Ou, ainda, você é como o pó de café? Ele muda a água fervente para conseguir o máximo de seu sabor. Se você é como o pó de café, quando as coisas se tornam piores, você se torna melhor e faz com que tudo ao seu redor também se torne melhor.

Se a vida lhe der um limão, faça uma limonada.

Dom Itamar Vian e Frei Aldo Colombo
"Abrindo caminhos – parábolas e reflexões"
Paulinas , 2ª edição, 2004, pág. 91 – 93

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...